quarta-feira, 23 de maio de 2012

Referências Bibliográficas Comentadas por Patrícia Talhari*


ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de; GONÇALVES, Margarida de O. C. Qual é a melhor idade para aprender línguas? Mitos e fatos. Contexturas, n. 5, 2000/2001.
--> Artigo acadêmico publicado na Revista Contexturas: ensino crítico de língua inglesa, da APLIESP (Associação dos professores de Inglês do Estado de São Paulo), em que as autoras delineiam as principais características cognitivas da criança, no que se refere à aprendizagem de língua inglesa.


BROWN, H.D. Teaching by principles – An interactive approach to language pedagogy. USA: Prentice Hall, 1994.
--> Texto clássico sobre aquisição de segunda língua, traz a terminologia e discussão de conceitos fundamentais da área, com base em perguntas polêmicas, apresentação de pesquisas de campo, constatações teóricas e sugestões práticas para a sala de aula. Embora seu corpus tenha sido todo colhido nos em cursos de inglês para estrangeiros que vivem no Estados Unidos, há muito que pode ser transposto para nossa realidade.


CAMERON, Lynne. Teaching Languages to Young Learners. Cambridge University Press, 2001.
--> Este livro procura oferecer um quadro teórico coerente do ensino de língua inglesa adequado ao pensamento infantil. Traz sugestões de atividades apropriadas à idade, com ênfase na avaliação do uso da língua, com base em observação de salas de aula na Europa e na Ásia.


CARVALHO, R.C.M. de. A teacher’s discourse in EFL classes for very young learners: investigating mood choices and register. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: UFSC, 2005.
--> Dissertação de mestrado com um estudo bastante detalhado sobre cognição e experiências sociais da criança com relação à aprendizagem de Língua Inglesa como ocorre na Educação Infantil brasileira. É utilizada atualmente como base em pesquisas estadunidenses.


CASTRO, Solange T.; Ricardo de. As teorias de aquisição/aprendizagem de 2ª língua/língua estrangeira: implicações para a sala de aula. Contexturas, n. 3, 1996, p. 39 – 46.
--> Artigo acadêmico publicado na Revista Contexturas: ensino crítico de língua inglesa, da APLIESP (Associação dos professores de Inglês do Estado de São Paulo), em que os autores fazem um panorama sobre as principais abordagens de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.


DAVIES, Bem Parry. Como ensinar inglês aos seus filhos: começar cedo é uma base para a vida inteira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
--> Texto que oferece diversas dicas e atividades para ajudar pais e professores a iniciar e desenvolver a língua inglesa com seus filhos e alunos. O autor sugere atividades direcionadas a qualquer criança de zero a dez anos, cujo nível de inglês seja de zero a intermediário, que podem ser adaptadas a diversas idades e níveis. Cada capítulo aborda os principais tipos de atividades usadas no ensino de inglês, sempre com base em um objetivo específico.


FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. Goiânia: UFG, 2004.
--> Excelente resenha de definições e tipologias de erro no ensino de inglês como língua estrangeira. Propõe ao leitor atividades de reflexão sobre o erro (ou engano?) em práticas de escrita.


LIGHTBOWN, Pasty M. SPADA, Nina. How languages are learned. Oxford University Press, 1996.
--> Obra que apresenta as principais teorias de aquisição da língua estrangeira, e como essas teorias vêm influenciando o ensino. Discute também as características dos aprendizes, como inteligência, personalidade e idade, oferecendo sugestões para que os professores possam avaliar os diferentes métodos e livros didáticos.


PIRES S.S. Ensino de inglês na educação infantil. In SARMENTO, S. ; MÜLLER, V. (orgs) O ensino do inglês como língua estrangeira: estudos e reflexões. Porto Alegre: APIRS, 2004.
--> Artigo que investiga a justificativa social e benefício para a criança do ensino de inglês do modo com que tem sido levado a cabo na pré-escola brasileira. Conclui com um alerta à universidade para que assuma a responsabilidade de, criticamente, fazer face a esta demanda social por aulas de inglês.


SPRATT, Mary; PULVERNESS, Allan; WILLIAMS, Melaine. The TKT Course. Cambridge University Press, 2005. Curso de formação para professores e estudantes que se estão preparando para o exame Cambridge ESOL «Teaching Knowledge Test" (qualificação de professores). 
--> Embora seja pensado como base de um programa de treinamento para a prova, as ações de formação são excelente reflexão sobre os objetivos e metodologia de ensino para os pequenos.


TONELLI, J. R. A. Histórias Infantis no Ensino da Língua Inglesa para Crianças. In: Kleber Aparecido da Silva; Maria Luisa Ortiz Alvarez. (Org.). Perspectivas de Investigação em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2008, v. 1, p. 185-202.
--> Artigo parte de um volume que homenageia a contribuição de Almeida Filho para a área da Linguística aplicada, apresenta e discute os resultados obtidos em pesquisa de Mestrado em Estudos da Linguagem (UEL). A autora propõe que a Língua Inglesa seja ensinada/aprendida por meio de Histórias Infantis (HIs), as quais, por dependerem da linguagem e por contemplar a necessidade infantil de imaginação e fantasia, podem ser usadas como instrumento de ensino. Assim, apoia-se na perspectiva interacionista sócio-discursiva (ISD), uma corrente da Psicologia da Linguagem que propõe a análise de textos como forma de apropriação deles.


GESELL, Arnold. A criança do 0 aos 5 anos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
--> Este livro salienta a influência da cultura na personalidade e demonstra a importância de uma cultura verdadeiramente centrada no bem-estar psicológico das crianças. Ao encarar, sobretudo, as características do bebê e da criança, coloca o leitor diante de técnicas específicas para uma educação séria e eficaz.


HOLT, John. Como as crianças aprendem. São Paulo: Verus, 2007.
--> Com reflexões perspicazes e originais sobre a natureza do aprendizado infantil, o autor salienta a importância de imaginar, de sonhar, de incentivar e de encorajar a criança para que construa com sentido os conhecimentos sobre o mundo.


SARMENTO, Manuel Jacinto. Estudos da infância. Petrópolis: Vozes, 2008.
--> Ao leitor cabe estabelecer as conexões e as convergências para caminhar nos espaços entre a antropologia, a psicologia, a história, a pedagogia e a cultura para responder: Afinal, o que quer uma criança?


TONUCCI, Francesco. Quando as crianças dizem: Agora chega! Porto Alegre: ArtMed, 2005.
--> “Agora chega” é um livro para interessados em construir uma nova realidade para as crianças. 


Att.

Teacher Monalissa




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